Pintura “Jovem Nicaula, a futura rainha de Sabá”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm

date
May 16, 2025
slug
pintura-jovem-nicaula-a-futura-rainha-de-saba-acrilico-sobre-madeira-80x50
status
Published
tags
Arte
Pinturas
Caraumã
summary
Pintura da jovem princesa, curiosa e de olhar distante, entre certezas e dúvidas, antes de subir ao trono, onde mais tarde seria conhecida como a rainha de Sabá.
type
Post
Pintura da jovem princesa, curiosa e de olhar distante, entre certezas e dúvidas, antes de subir ao trono, onde mais tarde seria conhecida como a grande rainha do antigo reino de Sabá, que abrangia o sul da Península Arábica e parte da moderna Etiópia.
Figura famosa em tradições judaicas e cristãs como a enigmática monarca que viajou a Jerusalém para testar a sabedoria de Salomão. É celebrada na tradição islâmica como Bilqīs, interlocutura do profeta Sulaymān. É citada também na épica etíope do Kebra Nagast, onde surge como Makeda, mãe de Menelik I, fundador da dinastia salomônica da etiópia. Flávio Josefo, historiador judeu-rumano, chama a soberana de Nicaula em sua obra.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), em detalhe.Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), em detalhe.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), em detalhe.
Este é um retrato simbólico que explora o sagrado feminino através de uma lente profundamente introspectiva e surreal. PIntada em tinta óleo e acrílico sobre madeira, esta obra combina elementos mitológicos, espirituais e filosóficos para retratar uma jovem NIcaula perdida em pensamentos, intuições, na sala da mente, a contemplar um destino desconhecido.
No centro da composição está seu rosto sereno, repousando de leve sobre uma caveira adorenada com borboletas (memento mori e a confiança da soberania da vida diante da morte), e representa mortalidade. transformação e renascimento.
NO canto oposto, o pássaro abelharuco, conhecido da história do Rei Salomão, simboliza a sabedoria e a comunicação divina através da própria natureza, o sopro divino da sabedoria. E, atrás da jovem, uma sequência de esferas e uma mandala solar compondo a proporção áurea e a geometria das figuras de Kolam, a geometria eterna da Vida, enquanto a paisagem disatnte por detrás são águas calmas a evocar o anseio e as mareś emocionais da dúvida.
Esta obra reflete sobre a intuição feminina, a dúvida e o despertar da consciência, a unir vida e morte, o conhecido e o misterioso. Sua base de madeira texturizada realça a transformação, e a atemporalidada da cena. Uma pintura para colecionados que buscam profundidade, beleza e boas histórias dentro da tela.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 1/3.Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 1/3.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 1/3.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 2/3.Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 2/3.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 2/3.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 3/3.Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 3/3.
Foto: Pintura “Jovem Nicaula”, acrílico sobre madeira 80 x 50cm, por J. Caraumã (2025), estudo de composição 3/3.
*Obra disponível pra venda. Por gentileza, entre em contato e saiba mais.
 
If you have any questions, please contact me.
© 2016 - 2025 | J. Caraumã

Made in Roraima, Brazil