Pintura “Antheia”, acrílico sobre tela 30 x 40cm
date
Jan 9, 2023
slug
pintura-antheia-acrilico-sobre-tela-30x40cm
status
Published
tags
Arte
Pinturas
Caraumã
summary
Pintura “Antheia”, humilde e gentil, a deusa ninfa dos jardins, das flores, do amor humano, e também responsável pelo orvalho da manhã.
type
Post
Conta-se que ela surgiu dos poderes concebidos à deusa da Primavera Clóris e de Zéfiro, deus do vento. E tendo a deusa Clóris o domínio da primavera, seu primeiro feito foi uma pequena e delicada flor, porém mais graciosa e perfumada do que todas no jardim, a de mais capricho.
Clóris insatisfeita com seu único filho até então, Carpo, um homem, trabalhou no crescimento de tal flor dia após dia, noite após noite.
Zéfiro, aborrecido com tamanha distração, soprou a pequena flor para longe, em direção ao Olimpo.
O que ele não esperava era que, tendo o amor maternal já existindo na flor, seu sopro lhe deu a vida e, então, uma bela e carismática ninfa surgiu daquela flor.
Afrodite, acompanhada de suas três fiés Graças, não sabia de onde ela tinha vindo, e ninguém conseguia dar uma explicação para o surgimento da gentil e doce moça.
Foi quando se decidiu que ela seria uma das Cárites, e não seriam feitas perguntas sobre de onde viera ou de quem era filha.
Foi chamada de “Antheia”, do grego “Anthos”, que significa “A flor”.
Antheia, humilde e gentil, a deusa ninfa dos jardins, das flores, do amor humano, e também responsável pelo orvalho da manhã.
Acompanha Atenas, como protetora dos trabalhos femininos e da atividade intelectual.

