Pintura “Caraumã de Roraima e a riqueza espiritual”, óleo sobre tela 40 x 50cm (Vernissage)
date
Mar 10, 2024
slug
pintura-carauma-e-a-riqueza-espiritual-40x50cm-vernissage
status
Published
tags
Arte
Pinturas
Caraumã
summary
Vernissage da pintura a óleo “Caraumã de Roraima e a riqueza espiritual”, e o livro “Amanhecer na Serra-Grande”, com lançamento digital também neste dia 22.
type
Post
No próximo dia 22 de dezembro de 2024, darei início a um novo ciclo para marcar esse encontro entre arte, a terra e a palavra, que há muito moldam minha jornada. Nos próximos dias, ao atravessar o limitar dos 30 anos (sou de 93, como está longe 🤣), venho assumir publicamente o compromisso de assinar minhas obras com o pseudônimo Caraumã, um nome que carrega em si a memória das minhas raízes e a força do propósito que me guia.
Para celebrar esta data, apresento duas obras que traduzem o que pulsa em meu coração e espírito. A pintura a óleo “Caraumã de Roraima e a riqueza espiritual”, e o livro “Amanhecer na Serra-Grande”, primeiro de uma série chamada “Caminhos do Interior”, com lançamento digital também neste dia 22.
Essas criações são frutos de um diálogo interior com a Vida, com as memórias dos que vieram antes e com a paisagem que me circunda, como as vozes do velho Kanarim e de seu filho Iramari, personagens simbólicos presentes nas páginas do livro, entre o silêncio do amanhecer e o grito escaldante do lavrado.
Inspirado pela majestosa Serra-Grande, conhecida por quem aqui primeiro habita como Karau-tepö, a Serra da Garça Negra, e posteriormente como Karau-imã, a Serra da Grande Garça Negra. Caraumã simboliza a solidez, a renovação e a presença viva da ancestralidade que habita em cada pedra pintada, cada igarapé e cada sopro de vento que atravessa os tepúis e se deita sobre o lavrado roraimense.
Convido vocês, amigos e amigas, a caminharem comigo por essas trilhas de renovação. Que nossas veredas sejam iluminadas pela bondade, justiça e arte que se extende além do bem e do mal, além do tempo, e une o que fomos, o que somos e o que ainda podemos nos tornar em único momendo presente e singular.
Vamos juntos com mãos laboriosas, olhos serenos e corações purificados celebrar o eterno amanhecer da criação.
Abçs.


